Honda Transalp Forum banner

Luzes auxiliares Denali totalmente integradas

9.4K views 11 replies 5 participants last post by  kisbeniamin  
#1 · (Edited)
Olá a todos,

[Atualização 28.01.2024]: Vídeo de todo o processo no
YouTube agora:

Consegui terminar a instalação de um conjunto de luzes auxiliares Denali S4 na minha Transalp, totalmente integrado com os comandos da moto, sem interruptores adicionais no guiador. Testei-as à noite. São excelentes!

Estou anexando um diagrama para melhor compreensão. Algumas fotos mais tarde...

Como alguns de vocês podem saber, alguns dos pods Denali têm 2 intensidades, 50 e 100% de brilho, e você pode sincronizar este último com o farol alto da moto.

Para fazer isso, a Denali oferece 3 soluções:
1. DataDim Controller
- mais básico, funciona com um chicote, você pode optar por usar um interruptor para o farol alto ou não;
2. DialDim Controller
- mais complexo, mais recursos, funciona com um chicote, interruptor dimmer no guiador e muitos fios para conectar aqui, ali e em todo lugar;
3. CANsmart
- dispositivo que você conecta ao CANbus da moto, sincroniza com um aplicativo e você pode personalizar tudo.

Observação: entrei em contato com a Denali e a Hex ezCAN e ambas responderam que não produzirão uma para a XL750 tão cedo. Acho que farão no futuro porque a moto está se tornando muito popular.

De qualquer forma, eu só queria que a moto funcionasse da seguinte forma:

• sem interruptores adicionais
  • sincronizar com o farol alto
  • ser capaz de desligar as luzes de nevoeiro dos comandos da moto e ainda ser capaz de usar totalmente os faróis da moto

Então, optei pela solução DataDim.

Desafios que encontrei:

1. O farol alto da moto é Ground Switched
2. Depois de conseguir fazer funcionar, quando as luzes de nevoeiro foram desligadas do painel, o LED do farol alto não estava funcionando

Solução de problemas:

1. Para sincronizar o farol alto, você precisará de um relé de 4 pinos que seja ativado por terra (-), a fim de fornecer ao DataDim um sinal claro de 12v. A Denali tem isso, chama-se Ground Switched Trigger Wizard. Não encontrei um em estoque, então fiz o meu próprio com o relé fornecido no chicote, substituído pelo DataDim Controller.

2. Não consegui descobrir por que o farol alto não estava funcionando com as luzes de nevoeiro desligadas. Fiz todo tipo de coisa para descobrir, está além das minhas habilidades. Acabei colocando um diodo entre o fio do farol alto e o relé. Et voilà! Parece complicado, não é.

Sem problemas 🤞🏻

Filmei todo o projeto e estou editando agora. O mais rápido possível, postarei no YouTube. Editarei esta postagem quando o fizer.

Se você acha que posso ser útil de alguma forma, me avise.

Saudações
Image

#2 ·
Ótimo artigo e diagrama, você é um eletricista melhor do que eu! Optei pela solução Dial Dim com Denali D3 e 2 holofotes baratos. As luzes Denali estão configuradas para 30% no feixe baixo e 100% no feixe alto. Consegui obter a unidade de comutação de terra Denali, mas aposto que sua solução é muito mais barata!!!! Os holofotes baratos estão configurados para desligar no feixe baixo e 100% no feixe alto. Coloquei uma película de cor laranja sobre a lente e o Dial Dim tem a capacidade de fazer o segundo par de luzes piscar com os indicadores. Tudo funciona bem. Recomendo a solução Dial Dim como uma opção alternativa.

#3 ·
Olá jonti, obrigado.

Pode partilhar que tipo de filme usou, por favor?

Todo o projeto foi muito barato. Gastei 3,50€ num relé que não usei realmente (usei o que foi substituído pelo DataDim), 0,81€ num díodo e mais alguns euros em terminais, conectores, tubos retráteis e fita autovulcanizante. Tinha fios elétricos e fio de soldar em casa.

Estou muito satisfeito com o resultado final. Acho que essas luzes fazem um ótimo trabalho e as diferentes intensidades são a solução complementar perfeita para faróis tão pequenos. Essa moto merece luzes melhores/maiores, o que para mim é a única desvantagem de uma máquina bastante boa.

A instalação não é direta, no entanto. De qualquer forma, diverti-me muito.

Aqui estão algumas fotos com elas em plena força. (não se importe com a luz do dia)

Saudações

#4 ·
Bom resultado, Bruno. Concordo que o farol da Transalp é inadequado e que você precisa de luzes acessórias. Usei esta película plástica do eBay. 12"x12" Laranja Âmbar Farol Traseira Lâmpada Neblina PVC Tinta Overlay Vinil Filme | eBay É um pouco complicado, pois ambos os lados da película têm uma película plástica fina que precisa ser removida e apenas um lado é ligeiramente pegajoso, mas grudou bem na lente da luz. Coloquei duas camadas para aprofundar a cor.

#6 ·
Olá, eu segui sua instalação (o diodo funciona muito bem, a propósito), mas consegui comprar o trigger wizard da Denali, no entanto, quando as luzes acendem pela primeira vez, elas desligam imediatamente e a alimentação auxiliar não fornece mais tensão... Alguma ideia? Eu consigo fazer as luzes funcionarem bem usando uma alimentação direta para a bateria, é só quando tento usar a alimentação comutada que isso acontece. É como se a BCU estivesse desligando a alimentação comutada. Qualquer ajuda é muito apreciada.

#7 ·
Olá, eu segui sua instalação (o diodo funciona muito bem, a propósito), mas consegui comprar o assistente de gatilho da Denali, no entanto, quando as luzes acendem pela primeira vez, elas desligam imediatamente e a alimentação auxiliar não fornece mais tensão… Alguma ideia? Eu consigo fazer as luzes funcionarem bem usando uma alimentação direta para a bateria, é só quando tento usar a alimentação comutada que isso acontece. É como se a BCU estivesse desligando a alimentação comutada.
Qualquer ajuda é muito apreciada.
Você conseguiu resolver o problema com os pods desligando?

#8 ·
Olá. Aqui está como eu classifiquei: Erro DTC B26 = circuito aberto: as luzes de nevoeiro desligam, flash azul na parte inferior do painel ao tentar ligá-las. Problema: Conector da luz de nevoeiro esquerda ---Bl/Bu---(+)--->[relé]--->DataDim ----Gr-----(-)X [vazio] Conector da luz de nevoeiro direita ---Bl/Bu---(+)X [vazio] ----Gr-----(-)X [vazio] Há sinal positivo apenas sendo retirado dos conectores das luzes de nevoeiro. Solução: Conector da luz de nevoeiro esquerda ---Bl/Bu---(+)--->[relé]--->DataDim ----Gr-----(-)X [vazio] Conector da luz de nevoeiro direita ---Bl/Bu---(+)--->[8W CanBus LED] ----Gr-----(-)--->[8W CanBus LED] O LED conectado ao conector fecha o circuito, BCU está feliz 😊 Cheers Bruno

#9 ·
Olá. Aqui está como eu classifiquei: erro DTC B26 = circuito aberto: as luzes de nevoeiro desligam, flash azul na parte inferior do painel ao tentar ligá-las. Problema: Conector da luz de nevoeiro esquerda ---Bl/Bu---(+)--->[relé]--->DataDim ----Gr-----(-)X [vazio] Conector da luz de nevoeiro direita ---Bl/Bu---(+)X [vazio] ----Gr-----(-)X [vazio] Há sinal positivo apenas sendo retirado dos conectores das luzes de nevoeiro. Solução: Conector da luz de nevoeiro esquerda ---Bl/Bu---(+)--->[relé]--->DataDim ----Gr-----(-)X [vazio] Conector da luz de nevoeiro direita ---Bl/Bu---(+)--->[8W CanBus LED] ----Gr-----(-)--->[8W CanBus LED] O LED conectado ao conector fecha o circuito, BCU está feliz 😊 Cheers Bruno
Estava tão arrumado quando escrevi. Tudo bagunçado depois de postar. Desculpe.