Acabei de fazer os primeiros 500 km na minha nova Transalp, e que máquina incrível! Eu adoro a potência e o manuseio - EXCETO que tenho notado que algo está errado. No início, pensei que fosse apenas a aspereza da superfície da estrada transmitindo pela suspensão, no entanto, agora percebo que é realmente o motor que está causando pequenas, mas perceptíveis (e agora muito irritantes!) micro-oscilações/solavancos ou tremores (chame-os como quiser). Eu diria que eles acontecem cerca de 3 vezes por segundo e é uma sensação semelhante a ter gás ruim com condensação (mas eu troquei meu gás por 91 octanas frescas, então não é isso).
Aqui estão as condições em que isso acontece:
Nos modos Standard, Sport e User (com todas as configurações no máximo), é mais perceptível em 3ª e 4ª marchas, enquanto mantém o acelerador constante e aberto entre 2000 e 4000 rpm (como durante a navegação por uma área residencial). Acontece apenas em pavimento plano e nivelado, não ao subir ou descer uma colina, e se o acelerador for totalmente liberado ou acelerando, não acontece - acontece apenas ao manter o acelerador aberto e constante.
Eu li que um fenômeno semelhante foi documentado com algumas Africa Twins e é algo que também acontece com as motos de outros fabricantes que têm motores de 270 graus com acelerador eletrônico.
Alguém sabe de uma solução para este problema? Agora que percebi, não consigo deixar de perceber, e está começando a me irritar!
Eu postei este problema no FB e muitos outros proprietários de Tranny estão saindo da toca admitindo o mesmo problema.