Honda Transalp Forum banner

Problemas de solavancos/trancos da Transalp XL750 em velocidades mais lentas ao manter o acelerador aberto e constante

1 reading
15K views 52 replies 26 participants last post by  YARI  
#1 ·
Acabei de fazer os primeiros 500 km na minha nova Transalp, e que máquina incrível! Adoro a potência e o manuseio - EXCETO que tenho notado que algo está errado. No início, pensei que fosse apenas a aspereza da superfície da estrada transmitindo pela suspensão, no entanto, agora percebo que é realmente o motor que está causando pequenas, mas perceptíveis (e agora muito irritantes!) micro-oscilações/solavancos ou tremores (chame-os como quiser). Eu diria que eles acontecem cerca de 3 vezes por segundo e é uma sensação semelhante a ter gasolina ruim com condensação (mas eu troquei minha gasolina por gasolina fresca de 91 octanas, então não é isso).

#3 ·
Eu tive um problema semelhante a este depois de ter instalado punhos aquecidos Oxford. Eu nunca andei de moto, mas de repente tive um acelerador muito duro e preso. Verifiquei todas as coisas que eu tinha feito repetidamente em vão, verifiquei as folgas, etc., borrifei CRC no tubo........nada. Então pensei que talvez eu tivesse sido um pouco rude ao empurrar o punho Oxford antes que a cola secasse, então, simplesmente soltei os 2 parafusos da carcaça do acelerador, dei umas batidas e tudo ficou perfeito. Acho que vale a pena tentar.

#5 ·
Acabei de fazer os primeiros 500 km na minha nova Transalp, e que máquina incrível! Eu simplesmente adoro a potência e o manuseio - EXCETO que tenho notado que algo está errado. No início, pensei que era apenas a aspereza da superfície da estrada transmitida pela suspensão, no entanto, agora percebo que é realmente o motor que está causando pequenas, mas perceptíveis (e agora muito irritantes!) micro-oscilações/solavancos ou tremores (chame-os como quiser). Eu diria que eles acontecem cerca de 3 vezes por segundo e é uma sensação semelhante a ter gás ruim com condensação (mas eu troquei meu gás por 91 octanas frescas, então não é isso).

Aqui estão as condições em que isso acontece:

Nos modos Standard, Sport e User (com todas as configurações no máximo), é mais perceptível em 3ª e 4ª marchas, enquanto mantém o acelerador constante e aberto entre 2000 e 4000 rpm (como durante a navegação por uma área residencial). Acontece apenas em pavimento plano e nivelado, não ao subir ou descer uma colina, e se o acelerador for totalmente liberado ou acelerando, não acontece - acontece apenas ao manter o acelerador aberto e constante.

Eu li que um fenômeno semelhante foi documentado com algumas Africa Twins e é algo que também acontece com as motos de outros fabricantes que têm gêmeos de 270 graus ride-by-wire.

Alguém sabe de uma solução para este problema? Agora que percebi, não consigo deixar de perceber, e está começando a me irritar!

Eu postei este problema no FB e muitos outros proprietários de Tranny estão saindo da toca admitindo o mesmo problema.
Olá Westeagle,

Estou com o mesmo problema que você. Eu absolutamente amo a moto, com exceção das micro-oscilações e solavancos. Tentei rodar diferentes faixas de rpm em diferentes modos e nada parece melhorar. Levarei a moto de volta ao revendedor e pedirei que ele pilote a moto em uma velocidade/rpm constante por alguns quilômetros. Acredito que não há como eles me dizerem que o nível de solavancos que estou sentindo é normal na TransAlp 2024.

Chegou ao ponto de eu não estar gostando de andar de moto. Voltarei com os resultados da minha visita ao meu revendedor. Minha moto tem 1200 milhas e foi levada ao revendedor para a revisão de 600 milhas. Eu disse a eles naquele momento para testarem a moto e verificarem os solavancos. Me disseram que estava tudo bem, mas o cara que a testou fez um passeio curto e ligou e desligou o acelerador, então tenho certeza de que ele não experimentou o problema.

#8 ·
Esses são os piores tipos de problemas. O 'às vezes acontece, às vezes não'. Eu tive muitos desses no passado. Tive isso em uma Bmw 1250GS, o botão para ligar a moto funcionava 95% das vezes, mas os outros 5% eu precisava pressioná-lo 50 vezes e então eventualmente funcionava e depois você não conseguia mais replicá-lo. Mas isso significava que sempre que eu ia a uma concessionária, isso não acontecia... sem códigos de falha, nada. E eu sempre tive a sensação de que eles não acreditavam em mim.

#9 ·
O argumento deles seria que eles não podem se dar ao luxo de gastar o tempo possivelmente necessário para descobrir a falha, o que é compreensível, mas não ajuda o cliente. Então, acaba em um fórum como este, exposto a potencialmente milhares, o que gera má reputação para a marca. Apostaria fortemente que uma grande % dos leitores agora sairão em seus transalps e tentarão replicar a falha relatada e relatá-la ao seu revendedor. Eu poderia continuar..........mas vou poupar todos vocês 🤣😂

#10 · (Edited)
Interessante, tive falhas em 2 ocasiões, ontem tinha andado cerca de uma hora numa estrada de terra lenta e tinha-o definido no modo de terra. Quando cheguei à autoestrada de asfalto, mudei-o para o modo normal e alguns minutos depois falhou/aumentou/soltou (o que quisermos chamar) na 5ª velocidade a cerca de 80 km/h. Vou estar atento agora, a minha suspeita é que está relacionado com as mudanças de modo, mas não tenho a certeza disso. A minha mota fez 1200 km e teve a primeira revisão. Enchi-a com a octanagem mais alta disponível na bomba ontem e acredito que estava a usar octanagem média ontem. Não faz sentido mencionar octanagens específicas porque os países medem-na de forma diferente. Para os australianos que estão a ler, eu estava a usar 95 octanas ontem e enchi-a com 98 depois do passeio.

#11 ·
Tenho quase 8000 km na minha nos últimos 3 meses e é a moto mais frustrante de tentar conduzir em baixas velocidades ou baixas rotações do motor. O mecânico da concessionária andou na moto e concorda comigo, mas está nos controles de emissão e nada pode ser feito pela concessionária. A única esperança é que alguém crie um flash da ECU para curá-lo. Adoro a moto, odeio o mau abastecimento.

#17 ·
Tenho quase 8000 km na minha nos últimos 3 meses e é a moto mais frustrante de tentar conduzir em baixas velocidades ou baixas rotações do motor. O mecânico da concessionária andou na moto e concorda comigo, mas está nos controles de emissão e nada pode ser feito pela concessionária. A única esperança é que alguém crie um flash da ECU para curá-lo. Adoro a moto, odeio a má alimentação.
Você pode entrar em contato com a Woolich Racing e perguntar se há um sintonizador de dinamômetro perto de você que use seu software, ou você pode fazer o treinamento deles e fazer você mesmo!

"Para a maioria dos clientes, eles preferirão levar suas motos a um sintonizador de dinamômetro para ajustar suas motocicletas, mas se você estiver disposto a gastar tempo para aprender a ajustar sua moto e gastar tempo iterando o ajuste para obter o resultado desejado, comprar seu próprio kit pode ser um ótimo investimento."

https://www.woolichracing.com.au/products/honda/xl750/honda-xl750-ecu-flashing.aspx#productTable

#14 ·
O modo de condução, a folga da corrente e o terreno também seriam bons de saber.
O modo não importa, embora a chuva seja um pouco melhor. A corrente é ajustada de acordo com as especificações. Tenho 2 outras motos e já tive muitas, este é de longe o pior abastecimento que já experimentei. Basicamente, em baixa velocidade na cidade, parece que a moto está falhando e oscilando.

#23 ·
O meu era fraco quando era novo. Horrível. Agora, com 7500 milhas, está muito melhor. 3ª marcha, 30 mph, sem problemas.
Concordo, era irregular na cidade originalmente, agora parece muito melhor, geralmente anda bem abaixo da velocidade abaixo do número da marcha, então 20 mph para cima para a 3ª, 30 mph para cima para a 4ª, 40 mph na 5ª.... Em baixa velocidade é um pouco instável na 1ª e 2ª, mas é uma falha menor. Posso estar me acostumando, mas parece ter melhorado.

#22 ·
Encomendei o Power Vision 3 da Dynojet. Ele deve chegar na próxima terça-feira.

Eles têm alguma afinação ou você terá que construí-las?

#30 ·
Ótimas informações, obrigado por postar. A BMW tem o mesmo reset no acelerador, eu não tinha pensado em tentar na TA.
Tentei o reset do TPS, usando o método descrito e ele fez algumas melhorias.
Acelerar em saídas de curvas lentas (molhadas), onde eu me aproximei com o acelerador quase fechado em baixa velocidade, agora está melhor. Ele sai limpo da curva. Anteriormente, ele daria trancos e eu me preocuparia com a suspensão se movendo desnecessariamente, pois a moto dá trancos para frente e para trás. Em condições frias e geladas, a moto seria impossível de pilotar.
Então isso é uma vantagem. Observando os números do 'ângulo de aderência' no painel, os números agora parecem maiores do que antes, mas isso pode ser minha imaginação.
Na desvantagem, o acelerador constante em marchas baixas em torno de 20 - 30 mph ainda está cheio de problemas de combustível.

#28 ·
Acabei de fazer os primeiros 500 km na minha nova Transalp, e que máquina incrível! Eu adoro a potência e o manuseio - EXCETO que tenho notado que algo está errado. No início, pensei que fosse apenas a aspereza da superfície da estrada transmitindo pela suspensão, no entanto, agora percebo que é realmente o motor que está causando pequenas, mas perceptíveis (e agora muito irritantes!) micro-oscilações/solavancos ou tremores (chame-os como quiser). Eu diria que eles acontecem cerca de 3 vezes por segundo e é uma sensação semelhante a ter gás ruim com condensação (mas eu troquei meu gás por 91 octanas frescas, então não é isso).

Aqui estão as condições em que isso acontece:

Nos modos Standard, Sport e User (com todas as configurações no máximo), é mais perceptível em 3ª e 4ª marchas, enquanto mantém o acelerador constante e aberto entre 2000 e 4000 rpm (como durante a navegação por uma área residencial). Acontece apenas em pavimento plano e nivelado, não ao subir ou descer uma colina, e se o acelerador for totalmente liberado ou acelerando, não acontece - acontece apenas ao manter o acelerador aberto e constante.

Eu li que um fenômeno semelhante foi documentado com algumas Africa Twins e é algo que também acontece com as motos de outros fabricantes que têm motores de 270 graus com acelerador eletrônico.

Alguém sabe de uma solução para este problema? Agora que percebi, não consigo deixar de perceber, e está começando a me irritar!

Eu postei este problema no FB e muitos outros proprietários de Tranny estão saindo da toca admitindo o mesmo problema.
Olá Westeagle. Você ainda está com esse problema?
Eu mandei o meu para o meu revendedor. Eu disse ao mecânico para andar com ele em uma velocidade/RPM constante. Ele admitiu que sentiu a instabilidade e entrou com um "Caso" na Honda. É claro que a Honda afirma que nunca ouviu falar desse problema. Como mencionei em meu post anterior, eu adoro a moto, exceto por esse problema. Não estou gostando de andar de moto como deveria por causa dessas micro-oscilações. Eu entendo a mistura pobre e tudo isso, mas não consigo imaginar que esse nível de oscilação esteja acontecendo em todas as TransAlp 2024.
Por favor, me avise se você conseguiu alguma coisa com esse problema ou se ele ainda está acontecendo.
Obrigado NE Rider

#31 ·
Olá Westeagle. Você ainda está com esse problema?
Eu mandei o meu para o meu revendedor. Eu disse ao mecânico para andar com ele em uma velocidade/RPM constante. Ele admitiu que sentiu a instabilidade e entrou com um "Caso" na Honda. É claro que a Honda afirma que nunca ouviu falar desse problema. Como mencionei na minha postagem anterior, eu amo a moto, exceto por esse problema. Não estou gostando de andar de moto como deveria por causa dessa micro instabilidade. Eu entendo a mistura pobre e tudo isso, mas não consigo imaginar que esse nível de instabilidade esteja acontecendo em todas as TransAlp 2024.
Por favor, me avise se você chegou a algum lugar com esse problema ou se ele ainda está acontecendo.
Obrigado NE Rider
Ansioso para ouvir o que seu revendedor diz. Eu reservei o meu para eles darem uma olhada, mas eles não podem me atender até o final de outubro

#38 · (Edited)
Eu tive um problema de oscilação semelhante na minha moto. Quase desapareceu depois que eu fiz o flash da ECU na 2 Wheel Dynoworks aqui em Seattle. A nova programação de combustível é mais rica nas rotações mais baixas - ângulos da borboleta.
Nós parecemos ter poucas empresas de flash de ECU aqui (Reino Unido), mas vimos os grandes efeitos que isso tem. É uma pena que você tenha que orçar para gastar mais dinheiro desfazendo o terrível trabalho da ECU OE compatível com emissões

#43 ·
Estou interessado nestes espaçadores do acelerador de que você está falando. Você os comprou ou os fez? Como eles são?
Eu os comprei de um membro chamado Hood no fórum Africa Twin. Parece que as manoplas da Transalp são as mesmas das manoplas AT 2018/2019. Aqui está um link para o tópico. Fotos e vídeos da folga do acelerador antes e depois.

Espaçadores do acelerador

#51 ·
Se eu me lembro, havia um sujeito e uma empresa chamada Kevs Mod, tenho certeza que era baseado em OZ e ele quebrou o código de instabilidade no XT 660 R. Eu comprei um de seus sensores e ele o transformou completamente e tudo tem a ver com o circuito aberto e fechado do acelerador, basicamente emissões, etc.
Lembro-me de ler sobre isso também, eu também tinha uma XT660R, ótima moto, e a minha não tinha nenhum desses problemas, troquei por uma africa twin, depois pela hornet, gostaria ainda de ter a 660R.