Honda Transalp Forum banner

Modos de condução, para que servem, na verdade?

12K views 47 replies 20 participants last post by  Toontje  
#1 ·
Sim, um título provocador, um pouco clickbait, mas agora que você está aqui....

TL;DR / Resumo Executivo: Ou eu não entendo os Modos Rider (muito provavelmente) ou a Honda tem suas predefinições completamente ao contrário.

Como configurações do modo rider, temos:
Potência: Quanta potência de 92HP eu realmente obtenho do motor.
Freio motor: Quão forte o motor puxa de volta quando você fecha o acelerador
Controle de torque (eu pensei que era controle de tração, mas o manual diz Controle de torque: Certifique-se de que sua roda traseira não escorregue (ou algo parecido).
ABS: Certifique-se de que suas rodas dianteiras e traseiras não parem de girar durante a frenagem. Não tem níveis, só pode ser ligado ou desligado. Aliás, existem TRÊS indicadores para informar se o ABS está ligado ou desligado. A luz laranja à direita do painel, o símbolo ABS na tela do Modo de Condução e a indicação ON road/OFF road. Um pouco exagerado, eu acho, mas ok.

Então:
Potência
Eu assumi que a configuração de Potência era a entrega de potência e não a saída de potência. A menos que a estrada esteja escorregadia (você sempre deve ter cuidado nessa situação e a entrega de potência é mais importante que o nível de potência), por que você não gostaria de toda a potência do motor? Qual é o sentido de se gabar de 92HP quando o modo rider padrão e aconselhado para "uma variedade de situações" limita a saída a.... sim, a quê na verdade? Alguém sabe quanta potência eu recebo quando defino a Potência para 1, 2, 3 ou 4? Assumindo que 4 significa os 92HP completos.
Freio motor
Eu nunca brinquei com isso porque (honestamente) não entendo como isso afetará minha pilotagem. Em cascalho, o EB está no máximo, em Sport, o EB está no mínimo. Por que isso? Por que eu gostaria de mais freio motor em uma superfície onde tenho menos aderência? E por que eu não uso o freio motor máximo na estrada para adicionar à potência de frenagem ao andar nas curvas? Alguém pode explicar?
Controle de torque
O manual realmente não me diz o que o Controle de Torque faz. Vou presumir que o Controle de Torque impede que minha roda traseira perca a tração e saia em aceleração. Se não for o caso, por favor, me avise. Se for o caso, como o controle de torque me ajuda nas curvas? Posso apenas me inclinar o quanto eu quiser, abrir o acelerador e o Controle de Torque garantirá que minha roda traseira não saia, dando-me assim mais velocidade nas curvas? Olhando novamente para o manual, Sport tem o menor controle de torque e Gravel tem o maior (além de USER, que você pode definir para 5). O que esses diferentes níveis de Controle de Torque significam? Isso significa que fora da estrada eu tenho mais controle de tração quando na verdade quero ter menos? E no Sport, onde quero ter certeza de obter toda a ajuda para contornar uma curva rápida, recebo a ajuda mínima? Ou estou apenas lendo os mostradores errado?
ABS
ABS é bom. ABS é obrigatório e necessário. ABS pode salvar sua vida. Bem, ABS na frente, quero dizer. ABS na parte de trás? É bom que a Honda permita que você o desligue quando você sai da estrada, ou seja, no modo Gravel. Embora eu acredite que o ABS na traseira não seja realmente desligado. O manual me diz que em Gravel a configuração é 1 (OFF ROAD) e em todos os outros modos de pilotagem é 2 (ON ROAD), o que faz sentido. Mas então também me diz que no modo USER posso desligá-lo. Isso significa que em Gravel eu ainda tenho ABS? Especialmente onde eu não quero?

Leia o TL;DR / Resumo Executivo novamente. Eu não entendo os Modos de Pilotagem ou a Honda tem suas predefinições exatamente ao contrário de como eu acredito que deveriam ser?

#2 ·
Eu posso estar errado, mas:

Suspeito que Potência seja pelo menos em parte a resposta do acelerador.
Torque. Sim. O computador detecta que uma roda está indo mais rápido que a outra, então a resposta do motor de alguma forma compensa para igualá-las, eu acho que isso é uma forma de controle de tração. Suspeito que a Honda esteja buscando as combinações mais seguras.
Freio motor significa menos necessidade de frenagem a disco, o que é mais provável causar a intervenção do ABS. Se estiver molhado, o aumento do freio motor é bom. O freio motor na cascalho é o mais seguro, mas não é bom nas mãos de um profissional que precisa que as rodas girem.

Alguém com mais conhecimento chegará em breve... 😐

#3 ·
Posso estar errado, mas:
Suspeito que Power seja, pelo menos em parte, a resposta do acelerador.
É o que eu pensei/esperava. Que Power seria a entrega de potência e não o nível de potência. Mas, de acordo com o manual, é o nível de potência. É por isso que eu perguntei.
Torque. Sim. O computador detecta que uma roda está indo mais rápido do que a outra, então a resposta do motor de alguma forma compensa para igualá-las, eu acho que isso é uma forma de controle de tração. Suspeito que a Honda esteja buscando as combinações mais seguras.
Mas são exatamente as combinações opostas do que se gostaria, não estou certo?
Freio motor significa menos necessidade de freio a disco, o que é mais provável causar a entrada do ABS. Se estiver molhado, o aumento do freio motor é bom. O freio motor na brita é o mais seguro, mas não é bom nas mãos de um profissional que precisa que as rodas girem.
Não se gostaria SEMPRE de uma frenagem forte do motor? Acho que essa é a forma de frenagem mais controlável.

#5 ·
Em relação aos modos, em quais as pessoas se decidiram?

Quando peguei minha moto na concessionária na quarta-feira, estava um dia muito chuvoso. Como eu estava começando do zero km e amaciando, juntamente com uma profunda desconfiança dos pneus OEM em motos japonesas, coloquei o modo chuva para a viagem de 100 km para casa. No dia seguinte, usei o modo padrão, mas ainda o achei um pouco hesitante às vezes, em parte devido a eu estar me acostumando com a resposta do acelerador eletrônico, suponho. No terceiro dia, experimentei o modo esportivo, mas depois de cerca de 100 km naquele, voltei para o modo padrão. Acho que estou feliz o suficiente agora com 900 km com esse modo nas estradas secundárias estreitas, acidentadas e sujas em que vivo principalmente. Últimos 100 km amanhã e primeira troca de óleo e filtro.

Aliás, nesta ocasião, minha desconfiança com os Karoos OEM foi equivocada. Eles são pneus muito bons, de fato.

#6 ·
Estou no modo padrão durante o período de rodagem. A resposta do acelerador no modo desportivo é um pouco mais rápida e consigo imaginar-me a usá-lo quando a vontade me apetecer.
Não senti necessidade de chuva, pois só passei por algumas chuvas leves - a chuva parece muito fraca, como seria de esperar.
Consigo imaginar-me a usar o modo padrão para a maioria das viagens.
Também tenho a revisão dos 600 milhas amanhã.

#18 ·
Prova meus pontos. O modo Sport é muito mais adequado para andar fora de estrada do que o modo Gravel.

Gravel é basicamente apenas para pessoas que se borram de medo quando percebem que o GPS as levou para uma estrada de cascalho por acidente 🙂
Eu acredito que a Honda fez isso de propósito, pois não quer assustar o motociclista "aventureiro" médio e isso provavelmente é uma coisa boa.

#10 ·
Acho que o meu tablet está com problemas, continuo a perder o teclado! Estava a tentar adicionar - andar de mota costumava ser simples! Nunca precisei de modos de condução antes, depois de 40 anos de mota, apenas ajusto o meu acelerador para se adequar às condições de condução.
O ABS para uso rodoviário é uma boa tecnologia, no entanto.

#11 ·
Os níveis de EB e T também eram confusos para mim, com base no que o manual diz. Depois de algumas centenas de milhas e testes em cascalho/areia, a forma como vejo essas configurações é que quanto menor o número para T e EB, menor a intervenção do computador.

Então, para o modo esportivo, T e EB são 1, por exemplo. O manual para EB diz que 1 é a frenagem do motor mais fraca e eu só acho que a redação é estranha.

#13 ·
Sou um novo motociclista e achei o modo chuva extremamente útil em condições terríveis (gelo e chuva nos últimos dias). Usei o controle de tração, a potência controlável e o freio motor.

Me salvou de derrubar a moto de $10.000 algumas vezes em 3 dias. Honestamente, isso significa que motociclistas mais experientes podem ativar esses modos e se esforçar um pouco mais, sabendo que é menos provável que sejam pegos desprevenidos.

Francamente, as pessoas dizem: “Livre-se dos modos de condução e me dê controle de cruzeiro”. Minha compreensão é que adicionar componentes em massa a um veículo para criar controle de cruzeiro é mais caro do que programar um computador e replicar esse programa em massa. No entanto, posso estar errado sobre o que é necessário para adicionar o controle de cruzeiro.

De qualquer forma, é por isso que os vejo como um resultado positivo.

#14 ·
Ele sempre entrega potência total, mas a resposta do acelerador é atrasada em quantidades variáveis.
Todas as motos funcionam dessa forma.
Isso pode ser feito com motores que possuem ride / throttle by wire. Nenhum cabo do acelerador é conectado ao acelerador manual que o piloto/motorista manipula. Em vez disso, um sinal elétrico é transmitido ao acelerador em termos simples.

#15 · (Edited)
Sim, um título provocador, um pouco de clickbait, mas agora que você está aqui....

TL;DR / Resumo Executivo: Ou eu não entendo os Modos Rider (muito provavelmente) ou a Honda tem suas predefinições completamente ao contrário.

Potência: Quanta dos 92HP eu realmente consigo tirar do motor.
Controle de torque (eu pensei que fosse controle de tração, mas o manual diz Controle de torque: Certifique-se de que sua roda traseira não escorregue (ou algo parecido).
ABS: Certifique-se de que suas rodas dianteiras e traseiras não parem de girar durante a frenagem. Não tem níveis, só pode ser ligado ou desligado. Aliás, existem na verdade TRÊS indicadores para informar se o ABS está ligado ou desligado. A luz laranja à direita do painel, o símbolo ABS na tela do Modo de Condução e a indicação ON road/OFF road. Um pouco exagerado, eu acho, mas ok. [END QUOTE]

Tudo isso é conseguido por fio, o que significa que só precisa de um programa diferente e um pouco melhores chips no controle eletrônico do acelerador, sem despesas extras, sem peças extras... para controle de torque - por padrão, o freio motor está no máximo, então, usando 'ele' mais você diminui o freio motor, o que significa que na cascalho o freio freia menos, enquanto na estrada ele freia mais, como deveria ser, e isso é feito manipulando as válvulas do acelerador. Ou talvez você achasse que a Honda entendeu tudo errado? sim, certo!
O controle de tração também é obtido por manipulação eletrônica do acelerador e o ABS é uma unidade separada, na verdade, bem pequena. Essa unidade ABS, junto com alguns sensores, mede a rotação da roda, a rotação do motor, a rotação da terra e o que não...
e com computadores, que hoje em dia são muito poderosos e muito pequenos (obrigado aos seus celulares, principalmente) usam todos esses dados para sinalizar pinos mecânicos, ou algo semelhante, que fazem o resto (não me cite sobre isso, freios não são a minha praia)
Em suma, bastante simples, mas de uma forma que, relativamente em breve, esse pequeno chip poderá andar sozinho

#20 ·
Então, se a Transalp não tiver modos, qual modo ou configurações seriam definidas de fábrica?
Para mim, ABS dianteiro ligado (exigência legal), potência total, o que quer que o motor forneça na frenagem, vou me acostumar, sem controle de tração. Essa seria minha preferência. Basicamente, sem eletrônicos, exceto para gerenciamento do motor. Para mim, a próxima Transalp não terá modos de pilotagem e gastará o dinheiro do sensor, eletrônicos e firmware (leia-se: sensor de posição do acelerador) em uma suspensão decente.

#22 ·

TL;DR / Resumo executivo: Ou eu não entendo os Modos de Pilotagem (muito provavelmente) ou a Honda tem suas predefinições completamente ao contrário.

Como configurações do modo de pilotagem, temos:
Potência: Quanta dos 92HP eu realmente obtenho do motor.
Controle de torque (eu pensei que fosse controle de tração, mas o manual diz Controle de torque: Certifique-se de que sua roda traseira não escorregue (ou algo parecido).
ABS: Certifique-se de que suas rodas dianteiras e traseiras não parem de girar durante a frenagem. Não tem níveis, só pode ser ligado ou desligado. Aliás, existem na verdade TRÊS indicadores para informar se o ABS está ligado ou desligado. A luz laranja à direita do painel, o símbolo ABS na tela do Modo de Pilotagem e a indicação ON road/OFF road. Um pouco exagerado, eu acho, mas ok.

Então:
Potência
Eu assumi que a configuração de Potência era a entrega de potência e não a saída de potência. A menos que a estrada esteja escorregadia (você sempre deve ter cuidado nessa situação e a entrega de potência é mais importante que o nível de potência), por que você não gostaria de toda a potência do motor? Qual é a graça de se gabar de 92HP quando o modo de pilotagem padrão e aconselhado para "uma variedade de situações" limita a saída a.... sim, a quê na verdade? Alguém sabe quanta potência eu obtenho quando defino a Potência para 1, 2, 3 ou 4. Assumindo que 4 significa os 92HP completos.
Freio motor
Eu nunca brinquei com isso porque (honestamente) não entendo como isso afetará minha pilotagem. Na terra EB está no máximo, no Sport EB está no mínimo. Por que isso? Por que eu gostaria de mais freio motor em uma superfície onde tenho menos aderência? E por que não uso o freio motor máximo na estrada para adicionar à potência de frenagem ao andar nas curvas?
Alguém pode explicar?
Controle de torque
O manual realmente não me diz o que o Controle de Torque faz. Vou presumir que o Controle de Torque impede que minha roda traseira perca tração e saia sob aceleração. Se não for o caso, por favor me avise. Se for o caso, como o controle de torque me ajuda nas curvas? Posso apenas me inclinar o quanto quiser, abrir o acelerador e o Controle de Torque garantirá que minha roda traseira não saia, dando-me mais velocidade nas curvas? Olhando novamente para o manual, o Sport tem o menor controle de torque e o Gravel tem o maior (além do USER. que você pode definir para 5). O que esses diferentes níveis de Controle de Torque significam? Isso significa que fora da estrada eu tenho mais controle de tração quando na verdade quero ter menos? E no Sport, onde quero ter certeza de obter toda a ajuda para contornar uma curva rápida, recebo a ajuda mínima? Ou estou apenas lendo os mostradores errado?
ABS
ABS é bom. ABS é obrigatório e necessário. ABS pode salvar sua vida. Bem, ABS na frente, quero dizer. ABS na parte de trás? É bom que a Honda permita que você o desligue quando você sai da estrada, ou seja, no modo Gravel. Embora eu acredite que o ABS na traseira não seja realmente desligado. O manual me diz que no Gravel a configuração é 1 (OFF ROAD) e em todos os outros modos de pilotagem é 2 (ON ROAD), o que faz sentido. Mas então também me diz que no modo USER posso desligá-lo. Isso significa que no Gravel ainda tenho ABS? Especialmente onde eu não quero?

Leia o TL;DR / Resumo executivo novamente. Eu não entendo os Modos de Pilotagem ou a Honda tem suas predefinições exatamente ao contrário de como eu acredito que deveriam ser?
Há muito o que gostar na Transalp, mas o controle de tração não é um desses itens. Eu realmente odeio isso. Sendo um motociclista maduro da velha escola que anda de moto há mais de 40 anos, o fato de você não poder desligar o sistema de babá é muito irritante. Há momentos em terra/areia/cascalho em que você quer que a roda traseira gire e este sistema simplesmente corta a potência quando você precisa dela. Tive uma viagem muito instável em uma estrada de terra com tábuas de lavar, pois o TC continuava entrando e saindo (mesmo na configuração menos sensível) e derrubei a moto no deserto na areia, pois ele cortou a potência assim que precisei. Se há algo que estou perdendo e você pode me ensinar, eu agradeceria, mas por enquanto acho que advogados e/ou pessoas que realmente não andam de moto de terra se envolveram com esse controle de tração excessivamente intervencionista.

#23 ·
Há muito o que gostar na Transalp, mas o controle de tração não é uma dessas coisas. Eu realmente odeio isso. Sendo um motociclista da velha guarda que anda de moto há mais de 40 anos, o fato de não poder desligar o sistema de babá é muito irritante. Há momentos na terra/areia/cascalho em que você quer que a roda traseira gire e este sistema simplesmente corta a potência quando você precisa. Eu tive uma viagem muito instável em uma estrada de terra ondulada, pois o TC continuava cortando e entrando (mesmo na configuração menos sensível) e eu derrubei a moto no deserto na areia, pois ele cortou a potência assim que eu precisei. Se há algo que estou perdendo e você pode me ensinar, eu agradeceria, mas por enquanto acho que advogados e/ou pessoas que realmente não andam de moto off-road se envolveram com este controle de tração excessivamente intervencionista.
Você pode desligá-lo. Vá para o modo USUÁRIO, ajuste as configurações e pressione longamente para cima no TC.

#26 ·
Ando de bicicleta há quase quarenta anos e posso justificar razoavelmente o controle de tração/torque, seja lá como for chamado, e os modos de potência, em uma grande moto de aventura. Subir a lateral de uma colina de argila vermelha e gordurosa, que parecia não ter fim, com potência total, na semi-tropical Queensland, simplesmente não vai acontecer. Depois de inúmeras tentativas com motos de terra menores, eu simplesmente reduzi a potência, desliguei o TC e acelerei... e isso foi nas ruas de Karoo. Fomos onde a Transalp não deveria ter ido. O TC é inutilizável na maioria das condições offroad e simplesmente corta a potência completamente quando você mais precisa. O sistema KTM é muito superior e, na maioria das vezes, você não consegue perceber que ele está fazendo o seu trabalho. No entanto, uma vez na Transalp, eu estava mais preocupado com a suspensão dianteira batendo em seus batentes ao pousar, saindo de uma lavagem... e isso aconteceu muito. Mas, no geral, com um pouco de ajuste, a Transalp brilhou e permaneceu em pé, em condições que as outras não suportaram (todas motos de terra). A Honda precisa consertar o TC, mas os modos de potência funcionam muito bem na situação certa. Ela foi para onde eu apontei e permaneceu com o lado brilhante para cima. Trabalho feito.

#27 ·

Potência: Quanta dos 92HP eu realmente consigo do motor.
ABS: Certifique-se de que suas rodas dianteiras e traseiras não parem de girar durante a frenagem. Não tem níveis, só pode ser ligado ou desligado. Aliás, existem TRÊS indicadores para informar se o ABS está ligado ou desligado. A luz laranja à direita do painel, o símbolo ABS na tela do Modo de Condução e a indicação ON road/OFF road. Um pouco exagerado, eu acho, mas ok.

Então:
Potência
Eu assumi que a configuração de Potência era a entrega de potência e não a saída de potência. A menos que a estrada esteja escorregadia (você sempre deve ter cuidado nessa situação e a entrega de potência é mais importante do que o nível de potência), por que você não gostaria de toda a potência do motor? Qual a vantagem de se gabar de 92HP quando o modo de condução padrão e aconselhado para "uma variedade de situações" limita a saída para.... sim, para o quê na verdade? Alguém sabe quanta potência eu recebo quando coloco a Potência em 1, 2, 3 ou 4? Assumindo que 4 significa os 92HP completos.
Freio motor
Eu nunca brinquei com isso porque (honestamente) não entendo como isso afetará minha pilotagem. Na terra, o freio motor está no máximo, no Sport, o freio motor está no mínimo. Por que isso? Por que eu gostaria de mais freio motor em uma superfície onde tenho menos aderência? E por que eu não uso o freio motor máximo na estrada para adicionar à potência de frenagem ao andar nas curvas? Alguém pode explicar?
Controle de torque
O manual realmente não me diz o que o Controle de Torque faz. Vou presumir que o Controle de Torque impede que minha roda traseira perca a tração e saia em aceleração. Se não for o caso, por favor, me avise. Se for o caso, como o controle de torque me ajuda nas curvas? Posso simplesmente me inclinar o máximo que quiser, abrir o acelerador e o Controle de Torque garantirá que minha roda traseira não saia, dando-me assim mais velocidade nas curvas? Olhando novamente para o manual, o Sport tem o menor controle de torque e o Gravel tem o maior (além do USER, que você pode definir para 5). O que esses diferentes níveis de Controle de Torque significam? Isso significa que fora da estrada eu tenho mais controle de tração quando na verdade quero ter menos? E no Sport, onde quero ter certeza de obter toda a ajuda para fazer uma curva rápida, recebo a ajuda mínima? Ou estou apenas lendo os mostradores errado?
ABS
ABS é bom. ABS é obrigatório e necessário. ABS pode salvar sua vida. Bem, ABS na frente, quero dizer. ABS na parte de trás? É bom que a Honda permita que você o desligue quando você sai da estrada, ou seja, no modo Gravel. Embora eu acredite que o ABS na traseira não seja realmente desligado. O manual me diz que no Gravel a configuração é 1 (OFF ROAD) e em todos os outros modos de pilotagem é 2 (ON ROAD), o que faz sentido. Mas então também me diz que no modo USER posso desligá-lo. Isso significa que no Gravel eu ainda tenho ABS? Especialmente onde eu não quero?

Leia o TL;DR / Resumo Executivo novamente. Eu não entendo os Modos de Pilotagem ou a Honda tem suas predefinições exatamente ao contrário de como eu acredito que deveriam ser?

#28 ·
Eu tenho a mesma compreensão que você, especialmente EB e TC não são claros ou fáceis de relacionar com o modo de pilotagem.
O que o revendedor me explicou, mas foi sua compreensão em vez de uma informação oficial, é que o "modo esportivo" é para tudo o que você quer pilotar agressivamente (mesmo em Gravel). Nesse caso, você terá a menor intervenção de EB e TC, o que parece bom para pilotagem agressiva em Gravel. O "modo cascalho" é para quando um piloto off-road sem experiência sai da estrada, nesse caso o sistema intervém demais para cuidar de possíveis erros, mas isso o torna quase inutilizável na minha experiência, pois o TC corta muito e EB, para ser honesto, não percebo uma grande diferença.
Concordo que o sistema KTM é muito mais refinado para pilotagem agressiva, mas então você precisa lidar com problemas de eixo de comando :D
BR

#30 ·
Então, quando peguei a moto, falei com o vendedor sobre quantas pessoas deixam a moto cair no primeiro quilômetro. É muito diferente da minha última moto. Ele sugeriu colocá-la no modo chuva para a viagem para casa e possivelmente para o período de amaciamento. Também quero ressaltar que você tem borracha nova e deve amaciar os pneus. Acho que continuarei a usar o modo chuva para amaciar os pneus novos no futuro. Seguro barato.

#31 ·
Eu andei na minha 2024 como qualquer outra bicicleta nova.
Sem problemas no asfalto.
Estou no processo de atualizar a suspensão dianteira e traseira, pois está muito instável para mim dentro e fora da estrada.
Os pneus Metzeler foram OK para mim no asfalto, mas uma porcaria fora do asfalto, então coloquei pneus MotoZ nela. Enorme melhoria para andar.

#33 ·
Eu andei com a minha 2024 como qualquer outra moto nova.
Sem problemas no asfalto. Só tive que me acostumar e ajustar minha pilotagem à suspensão básica não ajustável, que é pior do que eu pensava. Apenas as molas (pré-carga) são ajustáveis.
Estou no processo de atualizar a suspensão dianteira e traseira para peças totalmente ajustáveis para o meu tipo de pilotagem e peso, pois é muito instável para mim dentro e fora da estrada.
Os pneus Metzeler foram OK para mim no asfalto, mas uma porcaria fora do asfalto (a suspensão nunca ajudou), então coloquei pneus MotoZ. Enorme melhora para a minha pilotagem.
Pneus adequados e uma configuração de suspensão de nível 1 transformam completamente a moto.