Sim, um título provocador, um pouco clickbait, mas agora que você está aqui....
TL;DR / Resumo Executivo: Ou eu não entendo os Modos Rider (muito provavelmente) ou a Honda tem suas predefinições completamente ao contrário.
Como configurações do modo rider, temos:
Potência: Quanta potência de 92HP eu realmente obtenho do motor.
Freio motor: Quão forte o motor puxa de volta quando você fecha o acelerador
Controle de torque (eu pensei que era controle de tração, mas o manual diz Controle de torque: Certifique-se de que sua roda traseira não escorregue (ou algo parecido).
ABS: Certifique-se de que suas rodas dianteiras e traseiras não parem de girar durante a frenagem. Não tem níveis, só pode ser ligado ou desligado. Aliás, existem TRÊS indicadores para informar se o ABS está ligado ou desligado. A luz laranja à direita do painel, o símbolo ABS na tela do Modo de Condução e a indicação ON road/OFF road. Um pouco exagerado, eu acho, mas ok.
Então:
Potência
Eu assumi que a configuração de Potência era a entrega de potência e não a saída de potência. A menos que a estrada esteja escorregadia (você sempre deve ter cuidado nessa situação e a entrega de potência é mais importante que o nível de potência), por que você não gostaria de toda a potência do motor? Qual é o sentido de se gabar de 92HP quando o modo rider padrão e aconselhado para "uma variedade de situações" limita a saída a.... sim, a quê na verdade? Alguém sabe quanta potência eu recebo quando defino a Potência para 1, 2, 3 ou 4? Assumindo que 4 significa os 92HP completos.
Freio motor
Eu nunca brinquei com isso porque (honestamente) não entendo como isso afetará minha pilotagem. Em cascalho, o EB está no máximo, em Sport, o EB está no mínimo. Por que isso? Por que eu gostaria de mais freio motor em uma superfície onde tenho menos aderência? E por que eu não uso o freio motor máximo na estrada para adicionar à potência de frenagem ao andar nas curvas? Alguém pode explicar?
Controle de torque
O manual realmente não me diz o que o Controle de Torque faz. Vou presumir que o Controle de Torque impede que minha roda traseira perca a tração e saia em aceleração. Se não for o caso, por favor, me avise. Se for o caso, como o controle de torque me ajuda nas curvas? Posso apenas me inclinar o quanto eu quiser, abrir o acelerador e o Controle de Torque garantirá que minha roda traseira não saia, dando-me assim mais velocidade nas curvas? Olhando novamente para o manual, Sport tem o menor controle de torque e Gravel tem o maior (além de USER, que você pode definir para 5). O que esses diferentes níveis de Controle de Torque significam? Isso significa que fora da estrada eu tenho mais controle de tração quando na verdade quero ter menos? E no Sport, onde quero ter certeza de obter toda a ajuda para contornar uma curva rápida, recebo a ajuda mínima? Ou estou apenas lendo os mostradores errado?
ABS
ABS é bom. ABS é obrigatório e necessário. ABS pode salvar sua vida. Bem, ABS na frente, quero dizer. ABS na parte de trás? É bom que a Honda permita que você o desligue quando você sai da estrada, ou seja, no modo Gravel. Embora eu acredite que o ABS na traseira não seja realmente desligado. O manual me diz que em Gravel a configuração é 1 (OFF ROAD) e em todos os outros modos de pilotagem é 2 (ON ROAD), o que faz sentido. Mas então também me diz que no modo USER posso desligá-lo. Isso significa que em Gravel eu ainda tenho ABS? Especialmente onde eu não quero?
Leia o TL;DR / Resumo Executivo novamente. Eu não entendo os Modos de Pilotagem ou a Honda tem suas predefinições exatamente ao contrário de como eu acredito que deveriam ser?
TL;DR / Resumo Executivo: Ou eu não entendo os Modos Rider (muito provavelmente) ou a Honda tem suas predefinições completamente ao contrário.
Como configurações do modo rider, temos:
Potência: Quanta potência de 92HP eu realmente obtenho do motor.
Freio motor: Quão forte o motor puxa de volta quando você fecha o acelerador
Controle de torque (eu pensei que era controle de tração, mas o manual diz Controle de torque: Certifique-se de que sua roda traseira não escorregue (ou algo parecido).
ABS: Certifique-se de que suas rodas dianteiras e traseiras não parem de girar durante a frenagem. Não tem níveis, só pode ser ligado ou desligado. Aliás, existem TRÊS indicadores para informar se o ABS está ligado ou desligado. A luz laranja à direita do painel, o símbolo ABS na tela do Modo de Condução e a indicação ON road/OFF road. Um pouco exagerado, eu acho, mas ok.
Então:
Potência
Eu assumi que a configuração de Potência era a entrega de potência e não a saída de potência. A menos que a estrada esteja escorregadia (você sempre deve ter cuidado nessa situação e a entrega de potência é mais importante que o nível de potência), por que você não gostaria de toda a potência do motor? Qual é o sentido de se gabar de 92HP quando o modo rider padrão e aconselhado para "uma variedade de situações" limita a saída a.... sim, a quê na verdade? Alguém sabe quanta potência eu recebo quando defino a Potência para 1, 2, 3 ou 4? Assumindo que 4 significa os 92HP completos.
Freio motor
Eu nunca brinquei com isso porque (honestamente) não entendo como isso afetará minha pilotagem. Em cascalho, o EB está no máximo, em Sport, o EB está no mínimo. Por que isso? Por que eu gostaria de mais freio motor em uma superfície onde tenho menos aderência? E por que eu não uso o freio motor máximo na estrada para adicionar à potência de frenagem ao andar nas curvas? Alguém pode explicar?
Controle de torque
O manual realmente não me diz o que o Controle de Torque faz. Vou presumir que o Controle de Torque impede que minha roda traseira perca a tração e saia em aceleração. Se não for o caso, por favor, me avise. Se for o caso, como o controle de torque me ajuda nas curvas? Posso apenas me inclinar o quanto eu quiser, abrir o acelerador e o Controle de Torque garantirá que minha roda traseira não saia, dando-me assim mais velocidade nas curvas? Olhando novamente para o manual, Sport tem o menor controle de torque e Gravel tem o maior (além de USER, que você pode definir para 5). O que esses diferentes níveis de Controle de Torque significam? Isso significa que fora da estrada eu tenho mais controle de tração quando na verdade quero ter menos? E no Sport, onde quero ter certeza de obter toda a ajuda para contornar uma curva rápida, recebo a ajuda mínima? Ou estou apenas lendo os mostradores errado?
ABS
ABS é bom. ABS é obrigatório e necessário. ABS pode salvar sua vida. Bem, ABS na frente, quero dizer. ABS na parte de trás? É bom que a Honda permita que você o desligue quando você sai da estrada, ou seja, no modo Gravel. Embora eu acredite que o ABS na traseira não seja realmente desligado. O manual me diz que em Gravel a configuração é 1 (OFF ROAD) e em todos os outros modos de pilotagem é 2 (ON ROAD), o que faz sentido. Mas então também me diz que no modo USER posso desligá-lo. Isso significa que em Gravel eu ainda tenho ABS? Especialmente onde eu não quero?
Leia o TL;DR / Resumo Executivo novamente. Eu não entendo os Modos de Pilotagem ou a Honda tem suas predefinições exatamente ao contrário de como eu acredito que deveriam ser?