Recentemente instalei faróis auxiliares Puig Beam e configurei-os para serem controlados através do botão Fn da moto, exatamente como os faróis de nevoeiro originais da Honda — eliminando a necessidade do interruptor fornecido pela Puig. Instalei as luzes v3.0, mas com base nas fotos dos conectores, acredito que o mesmo processo funcione para v2.0 e provavelmente muitos outros kits (simples) também.
A melhor parte? A instalação não requer compras extras além do próprio kit, além de um clip de papel!
Se eu fosse repetir a instalação, levaria cerca de uma hora. Então, recomendo reservar algumas horas relaxadas.
Minhas instruções se assemelham muito a este bom guia com fotos, com uma diferença fundamental: você não precisará comprar os dois “acessórios” extras mencionados lá (conector Sumitomo + plugue de desvio Magic). Comece revisando esse guia para se familiarizar com tarefas como remover painéis. Depois de pronto, siga estas etapas:
1. Montagem das Luzes
Instalei as luzes nas barras de proteção superiores, em vez das braçadeiras da forquilha (como no outro guia). Se você já tiver barras de proteção instaladas, remova-as primeiro — provavelmente precisará fazer isso para remover os dois painéis da carenagem. [Se você tiver sorte/inteligência, estará instalando as barras de proteção e as luzes simultaneamente.]
2. Informar a Moto da Instalação dos Faróis de Nevoeiro
Para ativar [a energia para os soquetes dos] faróis de nevoeiro, você precisa colocar a moto no “modo de serviço”. Em vez de usar o “desvio Magic” descrito no outro guia, você pode simplesmente usar um clipe de papel ou um pedaço fino de fio, como mostrado neste vídeo. Ou seja:
3. Chicote Puig
O kit Puig inclui um chicote elétrico com um relé. Nós não o usaremos. Antes de deixar o chicote de lado, localize os conectores amarelo-vermelho-preto não metálicos na extremidade do chicote mais distante do relé e observe-os. Em seguida, procure no kit Puig dois cabos relativamente curtos com esses conectores amarelo-vermelho-preto não metálicos em uma extremidade e fios simples na outra — eles serão essenciais. Chamamos esses de nossos amigos.
4. Prepare os Amigos
Use um decapador de fios (ou seus dentes) para expor mais 1–1,5 cm de fio em cada um dos dois cabos dos amigos. Deixe-os de lado.
5. Localize os Soquetes dos Faróis de Nevoeiro
Cada lado da moto tem um soquete de farol de nevoeiro, que pode estar escondido dentro de uma bainha isolante junto com mais um soquete (soquete auxiliar de 12V no lado da embreagem e soquete de punhos aquecidos no lado do freio traseiro). Enrole a bainha, se necessário, para revelar o soquete do farol de nevoeiro.
As etapas 6 a 10, abaixo, são por lado.
6. Remova as Tampas “Falsas” de Fábrica
O soquete do farol de nevoeiro é coberto na fábrica com um plugue “falso”. Pressione a aba no meio do conjunto soquete-falso e puxe o falso. Deixe o falso de lado — você o modificará na próxima etapa.
7. Modifique o Falso
Olhe para o lado do falso que não se conecta ao soquete: ele tem duas aberturas redondas preenchidas com tampões de borracha. Cada plugue tem um pequeno orifício, quase invisível, em seu centro. Use o clipe de papel para retirar esses dois plugues de borracha (eles saem facilmente). Agora você tem dois orifícios limpos para passar os fios.
8. Insira os Fios no Falso
Passe os fios do amigo pelos orifícios recém-expostos da Etapa 7 (veja abaixo qual fio vai em qual orifício). Insira cabo suficiente para que a maior parte do fio exposto saia do outro lado. Em seguida, dobre cada fio exposto 180° e coloque-o na lacuna entre o conector e a borda externa da tampa de plástico do falso. Dessa forma, quando você conectar o falso+amigo ao soquete, haverá uma conexão elétrica e mecânica sólida.
No meu caso, segurei o falso de forma que, quando olhei para sua face não conectada, a parte mais estreita do falso estivesse no topo. Em seguida, passei o fio cinza do amigo no orifício direito. Mas verifique o diagrama de fiação fornecido pela Puig, observando que no soquete do farol de nevoeiro verde=terra.
9. Teste as Luzes
Conecte o falso+amigo modificado ao soquete do farol de nevoeiro. Conecte a luz LED ao amigo. Use o menu Fn da moto para ligar os faróis de nevoeiro e testar sua operação. Se as duas luzes funcionarem, você concluiu a instalação elétrica.
10. Montagem Final
Desconecte as luzes LED e encaminhe o cabo do amigo pelas cristas de plástico horizontais mostradas aqui para uma configuração limpa. Reinstale os painéis da carenagem e, se aplicável, as barras de proteção.
Aproveite!
A melhor parte? A instalação não requer compras extras além do próprio kit, além de um clip de papel!
Se eu fosse repetir a instalação, levaria cerca de uma hora. Então, recomendo reservar algumas horas relaxadas.
Minhas instruções se assemelham muito a este bom guia com fotos, com uma diferença fundamental: você não precisará comprar os dois “acessórios” extras mencionados lá (conector Sumitomo + plugue de desvio Magic). Comece revisando esse guia para se familiarizar com tarefas como remover painéis. Depois de pronto, siga estas etapas:
1. Montagem das Luzes
Instalei as luzes nas barras de proteção superiores, em vez das braçadeiras da forquilha (como no outro guia). Se você já tiver barras de proteção instaladas, remova-as primeiro — provavelmente precisará fazer isso para remover os dois painéis da carenagem. [Se você tiver sorte/inteligência, estará instalando as barras de proteção e as luzes simultaneamente.]
2. Informar a Moto da Instalação dos Faróis de Nevoeiro
Para ativar [a energia para os soquetes dos] faróis de nevoeiro, você precisa colocar a moto no “modo de serviço”. Em vez de usar o “desvio Magic” descrito no outro guia, você pode simplesmente usar um clipe de papel ou um pedaço fino de fio, como mostrado neste vídeo. Ou seja:
- Insira o clipe de papel/pedaço de fio nos dois pinos mais distantes.
- Navegue no menu para Serviço > Equipamento e ligue Faróis de Nevoeiro “On.”
- Remova o clipe de papel/fio.
3. Chicote Puig
O kit Puig inclui um chicote elétrico com um relé. Nós não o usaremos. Antes de deixar o chicote de lado, localize os conectores amarelo-vermelho-preto não metálicos na extremidade do chicote mais distante do relé e observe-os. Em seguida, procure no kit Puig dois cabos relativamente curtos com esses conectores amarelo-vermelho-preto não metálicos em uma extremidade e fios simples na outra — eles serão essenciais. Chamamos esses de nossos amigos.
4. Prepare os Amigos
Use um decapador de fios (ou seus dentes) para expor mais 1–1,5 cm de fio em cada um dos dois cabos dos amigos. Deixe-os de lado.
5. Localize os Soquetes dos Faróis de Nevoeiro
Cada lado da moto tem um soquete de farol de nevoeiro, que pode estar escondido dentro de uma bainha isolante junto com mais um soquete (soquete auxiliar de 12V no lado da embreagem e soquete de punhos aquecidos no lado do freio traseiro). Enrole a bainha, se necessário, para revelar o soquete do farol de nevoeiro.
As etapas 6 a 10, abaixo, são por lado.
6. Remova as Tampas “Falsas” de Fábrica
O soquete do farol de nevoeiro é coberto na fábrica com um plugue “falso”. Pressione a aba no meio do conjunto soquete-falso e puxe o falso. Deixe o falso de lado — você o modificará na próxima etapa.
7. Modifique o Falso
Olhe para o lado do falso que não se conecta ao soquete: ele tem duas aberturas redondas preenchidas com tampões de borracha. Cada plugue tem um pequeno orifício, quase invisível, em seu centro. Use o clipe de papel para retirar esses dois plugues de borracha (eles saem facilmente). Agora você tem dois orifícios limpos para passar os fios.
8. Insira os Fios no Falso
Passe os fios do amigo pelos orifícios recém-expostos da Etapa 7 (veja abaixo qual fio vai em qual orifício). Insira cabo suficiente para que a maior parte do fio exposto saia do outro lado. Em seguida, dobre cada fio exposto 180° e coloque-o na lacuna entre o conector e a borda externa da tampa de plástico do falso. Dessa forma, quando você conectar o falso+amigo ao soquete, haverá uma conexão elétrica e mecânica sólida.
No meu caso, segurei o falso de forma que, quando olhei para sua face não conectada, a parte mais estreita do falso estivesse no topo. Em seguida, passei o fio cinza do amigo no orifício direito. Mas verifique o diagrama de fiação fornecido pela Puig, observando que no soquete do farol de nevoeiro verde=terra.
9. Teste as Luzes
Conecte o falso+amigo modificado ao soquete do farol de nevoeiro. Conecte a luz LED ao amigo. Use o menu Fn da moto para ligar os faróis de nevoeiro e testar sua operação. Se as duas luzes funcionarem, você concluiu a instalação elétrica.
10. Montagem Final
Desconecte as luzes LED e encaminhe o cabo do amigo pelas cristas de plástico horizontais mostradas aqui para uma configuração limpa. Reinstale os painéis da carenagem e, se aplicável, as barras de proteção.
Aproveite!