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Guia de instalação completo das luzes auxiliares Puig Beam

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3.1K views 5 replies 5 participants last post by  KSR  
#1 ·
Recentemente instalei faróis auxiliares Puig Beam e configurei-os para serem controlados através do botão Fn da moto, exatamente como os faróis de nevoeiro originais da Honda — eliminando a necessidade do interruptor fornecido pela Puig. Instalei as luzes v3.0, mas com base nas fotos dos conectores, acredito que o mesmo processo funcione para v2.0 e provavelmente muitos outros kits (simples) também.

A melhor parte? A instalação não requer compras extras além do próprio kit, além de um clip de papel!

Se eu fosse repetir a instalação, levaria cerca de uma hora. Então, recomendo reservar algumas horas relaxadas.

Minhas instruções se assemelham muito a este bom guia com fotos, com uma diferença fundamental: você não precisará comprar os dois “acessórios” extras mencionados lá (conector Sumitomo + plugue de desvio Magic). Comece revisando esse guia para se familiarizar com tarefas como remover painéis. Depois de pronto, siga estas etapas:

1. Montagem das Luzes
Instalei as luzes nas barras de proteção superiores, em vez das braçadeiras da forquilha (como no outro guia). Se você já tiver barras de proteção instaladas, remova-as primeiro — provavelmente precisará fazer isso para remover os dois painéis da carenagem. [Se você tiver sorte/inteligência, estará instalando as barras de proteção e as luzes simultaneamente.]

2. Informar a Moto da Instalação dos Faróis de Nevoeiro
Para ativar [a energia para os soquetes dos] faróis de nevoeiro, você precisa colocar a moto no “modo de serviço”. Em vez de usar o “desvio Magic” descrito no outro guia, você pode simplesmente usar um clipe de papel ou um pedaço fino de fio, como mostrado neste vídeo. Ou seja:
  • Insira o clipe de papel/pedaço de fio nos dois pinos mais distantes.
  • Navegue no menu para Serviço > Equipamento e ligue Faróis de Nevoeiro “On.”
  • Remova o clipe de papel/fio.

3. Chicote Puig
O kit Puig inclui um chicote elétrico com um relé. Nós não o usaremos. Antes de deixar o chicote de lado, localize os conectores amarelo-vermelho-preto não metálicos na extremidade do chicote mais distante do relé e observe-os. Em seguida, procure no kit Puig dois cabos relativamente curtos com esses conectores amarelo-vermelho-preto não metálicos em uma extremidade e fios simples na outra — eles serão essenciais. Chamamos esses de nossos amigos.

4. Prepare os Amigos
Use um decapador de fios (ou seus dentes) para expor mais 1–1,5 cm de fio em cada um dos dois cabos dos amigos. Deixe-os de lado.

5. Localize os Soquetes dos Faróis de Nevoeiro
Cada lado da moto tem um soquete de farol de nevoeiro, que pode estar escondido dentro de uma bainha isolante junto com mais um soquete (soquete auxiliar de 12V no lado da embreagem e soquete de punhos aquecidos no lado do freio traseiro). Enrole a bainha, se necessário, para revelar o soquete do farol de nevoeiro.

As etapas 6 a 10, abaixo, são por lado.

6. Remova as Tampas “Falsas” de Fábrica
O soquete do farol de nevoeiro é coberto na fábrica com um plugue “falso”. Pressione a aba no meio do conjunto soquete-falso e puxe o falso. Deixe o falso de lado — você o modificará na próxima etapa.

7. Modifique o Falso
Olhe para o lado do falso que não se conecta ao soquete: ele tem duas aberturas redondas preenchidas com tampões de borracha. Cada plugue tem um pequeno orifício, quase invisível, em seu centro. Use o clipe de papel para retirar esses dois plugues de borracha (eles saem facilmente). Agora você tem dois orifícios limpos para passar os fios.

8. Insira os Fios no Falso
Passe os fios do amigo pelos orifícios recém-expostos da Etapa 7 (veja abaixo qual fio vai em qual orifício). Insira cabo suficiente para que a maior parte do fio exposto saia do outro lado. Em seguida, dobre cada fio exposto 180° e coloque-o na lacuna entre o conector e a borda externa da tampa de plástico do falso. Dessa forma, quando você conectar o falso+amigo ao soquete, haverá uma conexão elétrica e mecânica sólida.

No meu caso, segurei o falso de forma que, quando olhei para sua face não conectada, a parte mais estreita do falso estivesse no topo. Em seguida, passei o fio cinza do amigo no orifício direito. Mas verifique o diagrama de fiação fornecido pela Puig, observando que no soquete do farol de nevoeiro verde=terra.

9. Teste as Luzes
Conecte o falso+amigo modificado ao soquete do farol de nevoeiro. Conecte a luz LED ao amigo. Use o menu Fn da moto para ligar os faróis de nevoeiro e testar sua operação. Se as duas luzes funcionarem, você concluiu a instalação elétrica.

10. Montagem Final
Desconecte as luzes LED e encaminhe o cabo do amigo pelas cristas de plástico horizontais mostradas aqui para uma configuração limpa. Reinstale os painéis da carenagem e, se aplicável, as barras de proteção.

Aproveite!
 
#2 ·
Olá Dimitris, ótimo post. Tem sido muito útil para entender o processo de instalação. Estou pensando em comprar algumas luzes para o meu TA, mas não tenho certeza de qual modelo comprar, o BEAM 2.0 ou o BEAM 3.0 da PUIG. Eu gostaria das mais poderosas (Beam 3, eu acredito), mas não tenho certeza sobre a potência máxima que o sistema/conectores OEM podem suportar. Pelo que sei, as luzes OEM funcionam a 11w por lado, você sabe qual é a potência máxima que ele pode suportar? Obrigado.
 
#3 ·
Pelo que sei, as luzes OEM funcionam a 11w por lado, sabe qual é a potência máxima que podem suportar?
Olá Diego,

Receio não saber. Várias pessoas parecem ter ligado as luzes Puig (e outras) ao circuito OEM há algum tempo sem [relatar qualquer] problema. O fusível mais pequeno da moto é de 10A, ou seja, 120W. Beam 2.0 é 2x15 Watts (e 1000 Lumens por lâmpada), enquanto 3.0 é 2x30W (e o dobro dos lúmens). Com base nisso, 2.0 parece-me uma aposta segura. Instalei o 3.0, não recebo nenhum código de erro e avisarei se tiver algum problema.

Melhores cumprimentos,
dimitris
 
#4 ·
Recentemente instalei luzes auxiliares Puig Beam e configurei-as para serem controladas através do botão Fn da moto, exatamente como as luzes de nevoeiro originais da Honda — eliminando a necessidade do interruptor fornecido pela Puig. Instalei as luzes v3.0, mas com base nas fotos dos conectores, acredito que o mesmo processo funcione para v2.0 e provavelmente muitos outros kits (simples) também.

A melhor parte? A instalação não requer compras extras além do próprio kit, além de um clip de papel!

Se eu fosse repetir a instalação, levaria cerca de uma hora. Portanto, recomendo reservar algumas horas relaxadas.

As minhas instruções assemelham-se muito a este bom guia com fotos, com uma diferença fundamental: não precisará comprar os dois “acessórios” extras mencionados lá (conector Sumitomo + ficha de bypass Magic). Comece por rever esse guia para se familiarizar com tarefas como a remoção de painéis. Assim que estiver pronto, siga estes passos:

1. Montagem das Luzes
Instalei as luzes nas barras de proteção superiores, em vez das braçadeiras da forquilha (como no outro guia). Se já tiver barras de proteção instaladas, remova-as primeiro — provavelmente precisará fazer isso para remover os dois painéis da carenagem. [Se tiver sorte/inteligência, estará a instalar as barras de proteção e as luzes simultaneamente.]

2. Informar a Moto da Instalação das Luzes de Nevoeiro
Para ativar [a alimentação das tomadas das] luzes de nevoeiro, é necessário colocar a moto no “modo de serviço”. Em vez de usar o acessório “Magic bypass” descrito no outro guia, pode simplesmente usar um clip de papel ou um pedaço fino de arame, como mostrado neste vídeo. Ou seja:

  • [* ]Insira o clip de papel/pedaço de arame nos dois pinos mais afastados.
    [* ]Navegue no menu para Serviço > Equipamento e ligue as Luzes de Nevoeiro “On.”
    [* ]Remova o clip de papel/arame.

3. Chicote Puig
O kit Puig inclui um chicote com um relé. Nós não o usaremos. Antes de deixar o chicote de lado, localize os conectores amarelo-vermelho-preto não metálicos na extremidade do chicote mais distante do relé e observe-os. Em seguida, procure no kit Puig dois cabos relativamente curtos com esses conectores amarelo-vermelho-preto não metálicos numa extremidade e fios simples na outra — estes serão essenciais. Chamamos-lhes amigos.

4. Prepare os Amigos
Use um decapador de fios (ou os seus dentes) para expor mais 1–1,5 cm de fio em cada um dos dois cabos dos amigos. Deixe-os de lado.

5. Localize as Tomadas das Luzes de Nevoeiro
Cada lado da moto tem uma tomada de luz de nevoeiro, que pode estar escondida dentro de uma bainha isolante, juntamente com mais uma tomada (tomada auxiliar de 12V no lado da embraiagem e tomada de punhos aquecidos no lado do travão traseiro). Enrole a bainha, se necessário, para revelar a tomada da luz de nevoeiro.

Os passos 6 a 10, abaixo, são por lado.

6. Remova as Tampas “Fictícias” de Fábrica
A tomada da luz de nevoeiro é coberta na fábrica com uma ficha “fictícia”. Pressione a aba no meio do conjunto tomada-fictícia e puxe a fictícia. Deixe a fictícia de lado — vai modificá-la no passo seguinte.

7. Modifique a Fictícia
Olhe para o lado da fictícia que não se conecta à tomada: tem duas aberturas redondas preenchidas com tampões de borracha. Cada tampão tem um pequeno orifício, quase invisível, no seu centro. Use o clip de papel para retirar estes dois tampões de borracha (eles saem facilmente). Agora tem dois orifícios limpos para passar os fios.

8. Insira os Fios na Fictícia
Passe os fios do amigo pelos orifícios recentemente expostos do Passo 7 (veja abaixo qual fio vai em qual orifício). Insira cabo suficiente para que a maior parte do fio exposto saia do outro lado. Em seguida, dobre cada fio exposto 180° e coloque-o na fenda entre o conector e a borda externa da tampa de plástico da fictícia. Desta forma, quando conectar a fictícia+amigo à tomada, haverá uma conexão elétrica e mecânica sólida.

No meu caso, segurei a fictícia de modo que, quando olhei para o seu lado não conector de frente, a parte mais estreita da fictícia estava no topo. Em seguida, passei o fio cinzento do amigo no orifício direito. Mas verifique o diagrama de fiação fornecido pela Puig, observando que na tomada da luz de nevoeiro verde=terra.

9. Teste as Luzes
Conecte a fictícia+amigo modificados à tomada da luz de nevoeiro. Conecte a luz LED ao amigo. Use o menu Fn da moto para ligar as luzes de nevoeiro e testar o seu funcionamento. Se ambas as luzes funcionarem, terminou a instalação elétrica.

10. Montagem Final
Desconecte as luzes LED e encaminhe o cabo do amigo pelas ranhuras de plástico horizontais mostradas aqui para uma configuração limpa. Reinstale os painéis da carenagem e, se aplicável, as barras de proteção.

Divirta-se!
Olá Dimitris, passei a tarde a instalar as Puig Beam 3.0 e, como tinha as minhas barras superiores e painéis laterais removidos, instalei também os punhos aquecidos OEM da Honda. Tudo correu muito bem e a sua publicação foi inestimável para mim. Obrigado.
 
#6 ·
Olá, comprei faróis de nevoeiro Maddog Scout juntamente com o chicote e o interruptor. Tudo está montado e no lugar. As lâmpadas estão conectadas aos pigtails e o interruptor está montado e conectado. No entanto, preciso de uma instrução em vídeo detalhada sobre como conectar o chicote ao conector da lâmpada de nevoeiro sob o painel direito do tanque de combustível. A Honda me diz que perderei minha garantia se fizer isso.